Vale Glaciar do Zêzere – o maior da Europa

O Vale Glaciar por onde corre o Rio Zêzere é o maior vale glaciar da Europa e estende-se por 13 quilómetros de comprimento, desde o Maciço Central da serra até à Vila de Manteigas.

Vale Glaciar, ou vale em U é o termo empregue para definir um vale de origem glaciar, encontrado nas regiões de montanha resultantes do trabalho de erosão de um glaciar que anteriormente ocupava o este vale. A sua forma característica está na origem de ser chamado vale em U. Formado durante a última glaciação, há milhares de anos, é um exemplo de como estes fenómenos modelaram a natureza, originando paisagens únicas.

Durante as glaciações, as regiões mais altas do planeta ficavam cobertas por espessas camadas de gelo que derretiam nos períodos interglaciares. Foi na última glaciação que uma imensa língua de gelo deu origem ao Vale Glaciar do Zêzere, uma zona extensa que atravessava o local onde hoje está a vila de Manteigas e que chegou a ter 300 metros de espessura. A força do gelo conseguia arrastar gigantes blocos graníticos, que hoje repousam nas encostas íngremes.

A melhor forma de apreciar este magnífico vale é percorrendo de carro a estrada Nacional N338 que liga a vila de Manteigas à Torre, ou a pé, através do trilho de 17km, a Rota do Glaciar. Ao longo do percurso é difícil ser indiferente às encostas íngremes e pelas bolas graníticas que miraculosamente se suspendem nos píncaros da Serra.

O Vale Glaciar serve de berço ao Rio Zêzere e dá vida às dezenas de rebanhos de cabras e ovelhas que estendem pelas suas encostas, tornando a vida deste lugar única.

notícias relacionadas

Scroll to Top