Sílica, um mineral fundamental

Crescemos a saber que podemos ter carência de vitamina C ou de cálcio, mas o mesmo acontece com a sílica e, tal como o cálcio, a sua falta também vai ter impacto nos nossos ossos.

Parece irónico visto ser um dos elementos mais abundantes na terra, mas, a par com outros minerais inorgânicos, como o ferro, o cálcio e o magnésio, o nosso corpo absorve muito pouca sílica. Daí que tenhamos de a repor através de formas orgânicas – tudo o que podemos comer e que é rico em sílica. Aliando uma alimentação rica em Sílica com uma água com as mesmas características, conseguimos obter uma simbiose perfeita.

A exigência de sílica no organismo é muito pequena, a dose diária recomendada não foi especificada, mas especialistas sugerem uma ingestão diária na faixa de 20-30 mg para se manter saudável. Alguns estudos realizados indicam que com o passar dos anos a pele perde parte deste mineral que está presente em grande quantidade no organismo humano, e é fundamental para a hidratação da pele.

Para a dermatologista Valéria Campos, uma das autoras de um estudo sobre o tema apresentado em Washington, “a reposição do silício no 3 organismo a partir de 25-30 anos de idade pode promover inúmeros benefícios não só para a saúde da pele como contribui também para o aumento da longevidade”, explica a médica. Outro estudo realizado sobre “Presença de de sílica em águas subterrâneas e possíveis benefícios para a saúde” pela Universidade Federal do Ceará (Presença de sílica em águas subterrâneas e possíveis benefícios para a saúde | Águas Subterrâneas (abas.org)), revela que “Para observação dos benefícios à saúde, devido o consumo cotidiano de águas contendo Si, estudos epidemiológicos, em diversas regiões dos Estados Unidos da América (EUA), indicaram a existência de correlação entre a potabilidade de águas com teores de 8,0-15,0 mgL-1 e uma menor taxa de mortalidade devido a doenças coronárias e problemas de coração na população.”

No caso da água Vale Glaciar, para além de possuir uma quantidade significativa de mg de Si por cada litro (26 mg/L), este é o mineral dominante desta água, representando 42,3% da mineralização total da água. Desta forma, esta água é um fonte rica de sílica para o nosso organismo. Ainda, pode consultar todos os benefícios deste mineral no nosso site em “A nossa água”.

notícias relacionadas

Scroll to Top