Visitar Manteigas é conhecer um território natural único em Portugal.
Manteigas é uma vila serrana portuguesa do distrito da Guarda, na antiga província da Beira Alta no Centro de Portugal. Situa-se numa encosta do Vale Glaciar do Zêzere, no coração do Parque Natural da Serra da Estrela , a cerca de 700 metros de altitude. Goza de uma localização privilegiada para aceder à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela que partilha com Seia e Covilhã.
Manteigas apresenta, sob o ponto de vista paisagístico, três unidades distintas: a área planáltica, o vale do rio Zêzere e as zonas xistosas de Valhelhas e Vale de Amoreira. Como principais pontos naturais e paisagísticos a visitar destacam-se: os Cântaros Magro, Raso e Gordo, a Rua dos Mercadores, o miradouro do Fragão do Corvo, a Nave de Santo António, o Poço do Inferno, o vale glaciar do Zêzere, o Seixo Branco, o Vale das Éguas e a fonte Paulo Luís Martins. O Covão d’Ametade e o Covão da Ponte, para além de serem áreas de elevado valor paisagístico, são também importantes locais de recreio e lazer.
Este concelho possui uma das mais extensas manchas florestais de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, da qual se destaca o Perímetro Florestal de Manteigas criado em finais do século XIX. A biodiversidade permite que Manteigas seja um autêntico “livro de estudo”, realçando-se a complementaridade biológica com a geomorfologia do território, características que sustentam o Geopark Mundial da UNESCO – Estrela Geopark.
Salienta-se também a importância da água, que tem uma presençaconstante, sob a forma de neves anuais, de rios, de levadas, de lagoas naturais ou de barragens, entre outros elementos. Na vila de Manteigas existe uma estância termal de águas sulfúreas, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas, que brotam à temperatura máxima de 42,8ºC, indicadas para o tratamento de reumatismo, afeções das vias respiratórias e dermatoses.
O património religioso edificado (igrejas e capelas), os costumes e saberes das gentes locais e as marcas da herança criptojudaica merecem por parte de quem visita Manteigas um olhar mais atento e cuidado. À mesa, para qualquer refeição, vale a pena degustar os sabores tradicionais: os enchidos – com destaque para a chouriça, morcela e farinheira -, a feijoca de Manteigas com carnes de porco, a truta, a chanfana e o cabrito. Para uma sobremesa, a sugestão destaca o arroz doce, o requeijão com doce de abóbora e ainda o bolo de crista, os bolos de leite, as cavacas, os esquecidos e os pastéis de feijoca. O pão centeio ou a broa de milho complementam a mesa.
O convite está feito! Visite Manteigas e desfrute de tudo aquilo que esta vila tem para lhe oferecer.